Portal da Cidade São João Del Rei

CULTURA

Tiradentes: Centro Cultural Sesi Minas Yves Alves recebe exposição paisagística

A realização é do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes

Postado em 21/06/2019 às 09:01 |

Foto Ilustrativa (Foto: Pouso Tiradentes)

Nesta sexta-feira, dia 21 de junho, às 17h, no Centro Cultural Sesi Minas Yves Alves – acontece a abertura da exposição A MODERNIDADE DE ROBERTO BURLE MARX EM TIRADENTES (1904-1994)- com desenhos dos projetos paisagísticos para os largos da cidade, fotografias de antes, durante e após a implantação das obras.

A realização é do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, com o apoio do CCSYA, ICBO, Campus Cultural UFMG e do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimônio. A curadoria é de Luiz Cruz. Agende-se e visite a exposição.

Burle Marx

Foi um artista interdisciplinar e soube como poucos usar sua percepção para criar: pintura, desenho, litografia, cerâmica, azulejo, tapeçaria, arquitetura e paisagismo.

Para Tiradentes, Roberto criou os projetos para os largos das Forras, do Chafariz, do Sol, das Mercês, do Rosário e para os cemitérios da Matriz de Santo Antônio e das Mercês.

Para cada projeto, foram escolhidas plantas que estariam floridas na época em que o local tivesse mais uso, por exemplo, no Largo do Sol a presença das quaresmeiras e das cássias para colorir o 21 de Abril – feriado do Alferes Tiradentes.

No espírito do antropofagismo, buscou nas plantas nativas a beleza e a identidade; realizou no Brasil e no exterior mais de dois mil projetos. Vale destacar a Calçada de Copacabana, os jardins de Brasília e os da Pampulha – hoje Patrimônio da Humanidade. Vários de seus trabalhos estão sítios históricos tombados pelo IPHAN.



Fonte:

Deixe seu comentário