Portal da Cidade São João Del Rei

EDUCAÇÃO

Alunos da Rede Municipal de Santa Cruz de Minas são agraciados em projeto da PM

A solenidade visou reconhecer e agraciar os 181 alunos que fizeram jus ao certificado de Destaque Disciplinar do projeto que teve início em fevereiro/2018.

Postado em 10/07/2019 às 13:17 |

O evento teve a finalidade de premiar os alunos do projeto Gestão Escolar Compartilhada, uma parceria da escola com a 13ª Região da Polícia Militar. (Foto: Policia Militar )

Aconteceu na noite de segunda-feira, 8 de julho, a solenidade de Destaques Disciplinares na Escola Municipal Professora Luzia Ferreira, em Santa Cruz de Minas. O evento teve a finalidade de premiar os alunos do projeto Gestão Escolar Compartilhada, uma parceria da escola com a 13ª Região da Polícia Militar.

A Gestão Escolar Compartilhada tem como um de seus pressupostos focar no positivo, no que de melhor cada um de seus alunos pode ofertar para sua escola e para a comunidade.

Dessa forma, Asolenidade visou reconhecer e agraciar os 181 alunos que fizeram jus ao certificado de Destaque Disciplinar grau bronze, por manterem-se, desde o início do ano letivo, em fevereiro de 2018, sem qualquer anotação negativa em seus registros escolares, que são norteados por um código de ética típico de escolas cívico-militares, que visa contribuir com o ensino e formação de princípios e valores socialmente relevantes, tais como valorização da dignidade humana, honradez, respeito aos professores, ao próximo e aos símbolos nacionais.

Um dos mais expressivos trabalhos de Gestão Escolar Compartilhada que se tem notícia no Brasil, teve início em Goiás, fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública do mencionado Estado.

O Capitão Paulo Roberto Rodrigues, então Comandante da 140ª Companhia PM de Andrelândia, em 2017, conheceu a iniciativa de Goiás e adaptou a ideia para a rede municipal, submeteu à apreciação do então Comandante do 38º BPM, que com o aval do Comandante Regional da 13ª RPM, e considerando as peculiaridades sociais das cidades da área daquela Batalhão, entendendo o potencial do projeto como instrumento de prevenção criminal, decidiu após os devidos contatos com as autoridades locais, implantá-lo na Escola Municipal Professora Luzia Ferreira, em Santa Cruz de Minas (cidade que já figurou entre as mais violentas do país), fazendo com que o projeto de policiamento comunitário que atende, diretamente, a quase 500 alunos, fosse o primeiro a ser utilizado no nível municipal no Estado de Minas Gerais.  

Além do Cap Rodrigues, atualmente, Comandante da 194 Ciaª ET da 13ª Região, também participaram da solenidade o Comandante do 38º BPM, Ten Cel Luiz Eduardo Coelho, a Prefeita e o Vice-prefeito Municipal, o Presidente da Câmara, a Presidente da Subseção da OAB/SJDR, vereadores de Santa Cruz de Minas, bem como familiares e membros da comunidade que estão muito satisfeitos com os frutos, já visíveis do projeto naquela cidade.


Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas