Portal da Cidade São João Del Rei

LAMENTÁVEL

CAPES anuncia corte de 65% das bolsas de mestrado na UFSJ

De acordo com o órgão, o corte é uma mudança na política de concessão das bolsas de pós-graduação.

Postado em 06/06/2019 às 16:31 |

A Universidade Federal de São João del-Rei teve um percentual de 65.9% de congelamento de bolsas de mestrado. (Foto: UFSJ/DIVULGAÇÃO)

Foi anunciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) o congelamento de bolsas de mestrado nas Universidades Federais de todo país. Ao todo no Brasil, de acordo com a Capes, foram congeladas 2.331 bolsas de mestrado, 335 de doutorado e 58 de pós-doutorado, totalizando 2.724 bolsas.

A Universidade Federal de São João del-Rei teve um percentual de 65.9% de corte nas bolsas de mestrado, que somam 29 bolsas congeladas e 15 liberadas no total de 44 inicialmente concedidas; já o doutorado e pós-doutorado não sofreram cortes. A nova medida não afeta quem atualmente recebe o benefício.

De acordo com o órgão, o corte é uma mudança na política de concessão das bolsas de pós-graduação.

Os recursos que foram congelados estavam enquadrados nos seguintes critérios:

• Cursos com duas avaliações nota 3 consecutivas

• Cursos avaliados com nota 4 e que caíram para a nota 3

Segundo a Capes, a decisão foi tomada com "o propósito de alinhar a concessão de bolsas no país à avaliação periódica, preservando os cursos mais bem avaliados nos últimos 10 anos". 
Em nota, o diretor de Gestão da CAPES Anderson Lozi, afirma que há uma economia de cerca de R$ 300 milhões com os cortes em todo país, e que se futuramente houver uma melhoria na situação financeira, parte do valor pode ser recuperado. No entanto, um novo corte nas bolsas no futuro não está descartado. 

Thaís Machado/Portal da Cidade


Fonte:

Deixe seu comentário