Portal da Cidade São João Del Rei

ATENÇÃO

São João del-Rei registra 15 casos da “Síndrome Mão-pé-boca”

Os sintomas consistem em febre, lesões pelas partes do corpo, podendo aparecer também pelas coxas e nádegas, e eventualmente coçam.

Postado em 10/05/2019 às 16:48 |

Foto Ilustrativa

15 casos da Síndrome Mão Pé Boca foram registrados em São João del-Rei nos últimos dois meses. Pessoas de todas as idades correm o risco de contrair a doença, mas são as crianças menores de 5 anos os mais sujeitos a contaminação.

Os sintomas consistem em febre, lesões pelas partes do corpo que dão nome a doença, podendo aparecer também pelas coxas e nádegas, e eventualmente podem coçar. Caso os sintomas sejam semelhantes a esses, procure um posto imediatamente para tratamento.

A doença é contagiosa e a transmissão se dá pela via oral ou fecal, através do contato direto com secreções de via respiratória (saliva), feridas que se formam nas mãos e pés e pelo contato com as fezes de pessoas infectadas ou então através de alimentos e de objetos contaminados.

Medidas de higiene básica como lavar as mãos com sabão e água, principalmente depois de trocar fraldas e usar o banheiro, desinfetar superfícies tocadas com frequência e itens sujos, incluindo brinquedos, além de evitar contato ou compartilhar utensílios com pessoas com problemas nas mãos, pés, e boca são importantes para evitar a propagação dessa síndrome que ainda não tem tratamento específico, mas que geralmente regride espontaneamente dentro de alguns dias com uso de antitérmicos e anti-inflamatórios.


Thaís Machado/Portal da Cidade


Fonte:

Deixe seu comentário