Portal da Cidade São João Del Rei

Educação

Conservatório lota o Teatro Municipal

A um mês do Natal, orquestra e união de coros presenteiam a população com música e arte

Publicado em 30/11/2023 às 20:39
Atualizado em

Apresentação do Conservatório (Foto: Douglas Vivas)

“Vai o bicho homem fruto da semente. Memória. Renascer da própria força, própria luz e fé. Memorias. Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós. História. Somos a semente, ato, mente e voz. Magia”. Os trechos da canção Redescobrir, de Gonzaguinha, pareciam escritos para o dia 29 de novembro, quando mais de 100 alunos e professores do Conservatório de Música de São João del Rei, em Minas Gerais, se apresentaram no Teatro Municipal da cidade.

No palco, a Orquestra do Conservatório, o Grande Coral formado por alunos de diferentes turmas da escola e os corais da Boca pra Fora e da Unimed. Sucessos de Bon Jovi e Guns N’ Roses, a Sinfonia número 40 de Mozart, o Concerto em La Menor de Vivaldi e um medley das músicas Happy Day, Tá Escrito e Eis dos Anjos a Harmonia foram aplaudidas pelo público do teatro, que recebeu sua capacidade máxima.

“Sempre fazemos um repertório misturando música popular, rock e o gênero clássico”, explica a professora Milene Sacramento, uma das regentes da orquestra. “Nosso objetivo é fazer um repertório diferenciado, próprio para nossos alunos e com arranjos adequados aos instrumentos que ensinamos nas aulas”, completa.

Segundo ela, diversos professores participaram ativamente do projeto, como Paulo Amaro e tantos outros. Sob a batuta de Carlos Eduardo, o grupo finalizou a noite com uma cantata de Natal. Com gorro de Papai Noel e a pouco menos de 1 mês para o Natal, os estudantes presentearam familiares e amigos com arte e cultura.

Elisangela Vieira e sua filha, Lavinea, participaram da apresentação.

Elisangela Vieira

Venho de uma família que sempre teve a música presente. Cantava com meu pai, minha tia, meus irmãos. E agora poder participar com meus filhos foi muito gratificante. E emocionante.

Elisangela Vieira e sua filha, Lavinea, participaram da apresentação.

Conservatório contribui com formação musical do Campo das Vertentes

O Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier oferece formação musical para pessoas de todas as idades. Nas palavras do professor Paulo Amaral, “ele é escola para alunos de 6 a 150”. É uma escola da rede estadual de ensino, sendo o estado de Minas Gerais sua entidade mantenedora.

A inauguração ocorreu em 1953, com objetivo de dar suporte às orquestras bicentenárias da cidade: Lira Sanjoanense (1776) e Ribeiro Bastos (1790). Hoje, continua com este propósito, mas ampliou sua área de atuação, abrangendo a formação de músicos para grupos diversos, como bandas de música, de câmara, de música popular, entre outros.

Clique aqui e veja mais.

Fonte:

Deixe seu comentário