Portal da Cidade São João Del Rei

Policial

Polícia Civil executa mandados em São João

Operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro aconteceu em outras 4 cidades

Publicado em 20/12/2023 às 06:50

Ação contra o tráfico e lavagem de dinheiro (Foto: Polícia Civil MG)

A cidade de São João del Rei, no Campo das Vertentes, apareceu no noticiário mineiro nesta última terça-feira (19). A Polícia Civil do estado cumpriu mandados de busca e apreensão no município, como também em Contagem, Ibirité e Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Ao todo, 21 mandados foram cumpridos nas cidades mineiras e se estenderam até Rondônia, na região Norte do país. Eles são desdobramentos de uma investigação que já dura mais de 2 anos e pela qual a Justiça decretou a prisão de um vereador de Ibirité e de um ex-secretário daquele executivo municipal.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 25 milhões, sete imóveis e apreendeu nove veículos de luxo. Outros 17 ainda podem ser recolhidos nos próximos dias. Segundo o delegado Rodrigo Bustamente, todos já estão com impedimento judicial para evitar transferência. A ação faz parte da operação Plysimo.

De acordo com a investigação, a suspeita é que os envolvidos sejam responsáveis por tráfico de drogas vindas da Bolívia e que abasteciam a região metropolitana da capital. “A droga, principalmente cocaína, entrava por Rondônia, vinha para Minas e era distribuída por Ibirité, Calafate, Barreiro e outras localidades”, afirmou o delegado.

“Todo dinheiro adquirido de forma ilícita precisa retornar ao mercado de forma lícita para não deixar rastro. Eles faziam a aquisição de imóveis, veículos, cotas de empresas, inclusive um motel, onde esse dinheiro era de alguma forma lavado”, explicou Rodrigo, que afirmou ainda a importância dos documentos apreendidos para ajudar a esclarecer outros pontos.

Fonte:

Deixe seu comentário