Portal da Cidade São João Del Rei

ALERTA

Dengue segue como problema de saúde pública

São João del Rei está entre as cidades com maior número de casos de dengue em Minas Gerais

Publicado em 24/01/2024 às 06:44

Água parada ajuda na proliferação da dengue

Por Jaqueline Carvalho

São João del Rei, no Campo das Vertentes, registrou 149 casos prováveis de dengue somente nos primeiros 20 dias de 2024. Esses são os números do mais recente boletim epidemiológico de arboviroses urbanas (dengue, chikungunya e zika) publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (disponibilizado na última segunda-feira, dia 22 de janeiro).

O verão é marcado por altas temperaturas e maior ocorrência de chuvas, a combinação perfeita para a proliferação de vetores, principalmente o mosquito da dengue. A doença infecciosa viral é transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor também de outras doenças, como febre amarela, febre chikungunya e o zika.

Os sintomas da doença vão de uma branda febre com dores pelo corpo, até a febre hemorrágica, podendo levar o paciente à morte. Por isso, ao sentir os sintomas, procure uma unidade de saúde. A conscientização e apoio da população é essencial para frear o número de casos, que agora tem subido.

Para se proliferar, a fêmea do mosquito Aedes aegypti precisa de água parada para colocar os ovos, que ela pode encontrar em qualquer recipiente: calhas, caixas d’água, pneus, entre outros. A transmissão ocorre pela picada da fêmea já infectada pelo vírus e o período de incubação médio no ser humano é de 5 a 6 dias.

Abaixo, alguns cuidados para frear a propagação do mosquito:

- Fique atento a qualquer possível foco de dengue em seu bairro.

- Utilize sal, detergente, sabão em pó, água sanitária ou cloro em locais com água parada.

- Mantenha a limpeza frequente dos imóveis, calhas, telhados e caixas d’água, que devem ser tampadas.

- Use repelentes para evitar a picada do mosquito e, principalmente, pela pessoa já infectada ou com suspeita da doença.

- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

- Armazene o lixo em locais fechados.

- Caso note algum possível foco na cidade, denuncie pelo Tele Dengue: (32) 3379-1565.

Fonte:

Deixe seu comentário