Portal da Cidade São João Del Rei

Cidade

Dores de Campos comemora 85 anos

Capital Mineira das Selas celebra o aniversário com música e foco na perpetuidade do ofício

Publicado em 17/12/2023 às 16:18

Por Tailerson Olímpio

Neste domingo, dia 17 de dezembro, Dores de Campos comemora 85 anos de emancipação, com programação que já dura mais de uma semana, principalmente na Praça da Figueira, no Centro da cidade. Na tarde de hoje, tem pagode com o grupo Chegou Bem. Depois, às 19h, uma missa solene homenageia o município e mais tarde a banda Fax finaliza as festividades.

No sábado (16), as atrações tiveram início logo pela manhã, com uma Rua de Lazer gratuita para as crianças. Por volta das 21h, foi lançado o selo dos Correios em homenagem ao título de Capital Mineira das Selarias. Segundo o prefeito, Marcio Antonio Pinheiro, a proposta veio da própria empresa, sendo uma forma de divulgação do título da cidade do Campo das Vertentes (MG).

Uma homenagem aos renomados e experientes seleiros da região aconteceu no dia 15. Já no dia anterior (14), uma formatura entregou um certificado para alunos do curso de jovens seleiros, uma profissão artesanal que é passada de pai para filho e que responde por 60% da economia da cidade. Segundo o vereador Merson do Cassimiro, idealizador do projeto, o curso já formou mais de 100 jovens.

No domingo anterior (10), pastores evangélicos celebraram o Dia da Graça, compartilhando mensagens de fé, esperança e gratidão. Durante toda a semana, músicos da região subiram ao palco montado na praça. Passaram por lá o cantor Klev Soares, as bandas Magnatas e Overflow, como também os DJs Lorran e R7.

Um pouco da história de Dores de Campos

A história de Dores de Campos começou muito antes de 1938, ano da emancipação da cidade. Inicialmente, formou-se ali o pequeno Povoado do Patusca, onde os primeiros tropeiros amarravam os cavalos em um tronco para almoçar e descansar os animais.

Ali, logo nasceria a "Figueira Encantada", um símbolo para os dorenses. Este nome foi dado por historiadores. Os tropeiros amarravam os animais em um mourão. Do item sem vida, nasce então a figueira, ao redor da qual se formou a cidade de Dores.

Fonte:

Deixe seu comentário