Portal da Cidade São João Del Rei

Cidade

Histórica São João del Rei comemora 310 anos

Aniversário do município tem esporte, música e cultura. Por outro lado, festival de rua ficou sem público

Publicado em 09/12/2023 às 15:21
Atualizado em

Tradicional show de fogos após a procissão (Foto: Marcos Luan Barbosa)

Corrida no centro histórico (Foto: Ana Clara Barbosa)

Cortejo de grupos culturais (Foto: Douglas Vivas)

Festival de rua (Foto: Douglas Vivas)

Uma corrida abriu as comemorações do 310º aniversário de São João del Rei, no dia 08 de dezembro. Coincidentemente, mais de 300 pessoas participaram da competição, que reuniu diferentes gerações em percursos de 5, 10 e 21 km entre as ruas históricas da cidade do Campo das Vertentes (MG).

“É um momento de lazer, descontração e confraternização entre as equipes de corrida amadora que a gente tem na cidade. Já participei outras vezes e hoje corri os 10 km”, conta a assistente administrativa Luciana Silva, que também levou o filho para competir (ou se divertir, como diz ele). “Eu gostei muito de correr, é um momento de lazer. Enquanto a gente corre, a gente se diverte também”, disse Gustavo Silva (12) em tom de alívio por ter finalizado o trajeto.


Próximo à linha de chegada, os corredores foram surpreendidos por inúmeros grupos culturais da cidade, que começaram as apresentações a algumas ruas dali. Saíram da Igreja do Carmo, passando pelos largos do Rosário, do Tamandaré, pela Prefeitura e se concentrando no Teatro Municipal.

“Eu não estava sabendo, foi uma surpresa. Aproveitar esse momento de aniversário da cidade para reunir muitas pessoas de modalidades diferentes, tanto esporte quanto cultura, música”, comemora Luciana. Para eles, uma das apresentações foi emocionante: “A avó dele participava do grupo de congado até 1 ano atrás, aí ela veio a falecer. Quando a gente viu o grupo dela descendo, foi muito emocionante”.

Junto do congado, bandas de música, folias de reis e capoeira surpreenderam também os moradores das ruas em que passavam. Uma das poucas pessoas que acompanhavam os desfiles relata que só saiu de casa porque ouviu as músicas, faltando divulgação para impulsionar as festividades. As apresentações compuseram o 3º Simpósio Municipal do Patrimônio Imaterial.


No Cine Glória, em cartaz o filme São João del-Rei, Memória Viva da História de Minas Gerais, projeto do Ministério da Cultura. O lançamento do documentário teve entrada gratuita. Enquanto isso, no Teatro Municipal, uma sessão solene entregou os títulos de cidadão honorário e diplomas de honra ao mérito àqueles que se destacaram na prestação de serviço à São João del Rei. Autoridades da cidade e vizinhança participaram do evento.

No Centro Histórico, uma festa de rua aguardava os moradores desde as vésperas do aniversário do município. Música ao vivo, cerveja artesanal e pratos suínos estavam na programação do Festival do Torresmo, que, nos primeiros dias, não teve adesão da população. Alguns responsabilizam a chuva que insistia em cair, outros os preços cobrados na edição anterior e ainda outros o fato do evento não ter incluído o comércio local.


As comemorações em honra à Nossa Senhora da Conceição, cujo dia também é 08 de dezembro, compuseram a programação do aniversário da cidade. Alvorada Festiva, missas e consagração da cidade mobilizaram os fiéis. Na chegada da procissão, fogos de artifício iluminaram a histórica Igreja de São Franciso de Assis, cartão postal do município.

Clique aqui e veja fotos do evento.

Fotos: Marcos Luan Barbosa, Ana Clara Barbosa e Douglas Vivas.

Fonte:

Deixe seu comentário