Portal da Cidade São João Del Rei

Religiosidade

Igreja Católica excomunga Padre Geraldo Antonio Soares

Diocese de São João del Rei publicou nota de excomunhão, que teve resposta do sacerdote

Publicado em 03/01/2024 às 20:43
Atualizado em

Catedral Basílica do Pilar (Foto: Douglas Vivas)

A Diocese de São João del Rei, no Campo das Vertentes (MG), excomungou o Padre Geraldo Antonio Soares, agora impossibilitado de celebrar ritos da Igreja Católica Apostólica Romana, como também de participar de missas da mesma.

Em nota publicada no último mês, o Bispo José Eudes argumenta quanto à divisão provocada pelo padre dentro da igreja, a insubmissão à doutrina, relação conjugal do sacerdote e escândalos públicos que rodeiam a vida de Geraldo.

“Declaramos que o referido sacerdote está automaticamente excomungado da Igreja Católica e, sendo assim, não poderá celebrar os sacramentos e os sacramentais”, sentencia a nota disponível no site da Diocese de São João.

Na sequência, a instituição adverte a população quanto à invalidade dos atos proferidos pelo sacerdote: “Advertimos aos fiéis que não devem participar de quaisquer reuniões ou atos litúrgicos celebrados pelo mesmo”.

Os últimos trabalhos de Geraldo como padre da Igreja Católica aconteceram nas paróquias de Resende Costa (2011) e de Minduri (2012). Recentemente, o padre voltou a celebrar missas e outros rituais na região, geralmente na casa de fiéis.

Em resposta, Padre Geraldo também publicou uma nota em que esclarece ter se separado da igreja romana e se associado à Diocese Anglicana Católica do Brasil e que a Constituição Brasileira lhe garante a livre associação religiosa.

“Minha transição de uma denominação para outra foi feita com total honestidade e abertura, respeitando a fé e a consciência de todos os envolvidos. Acredito firmemente na importância da verdade e da integridade em todas as nossas interações”, afirma o padre.

Pela fé da igreja, a excomunhão é a sentença mais severa, tem implicações sociais e espirituais. Nas palavras de Geraldo, a excomunhão o separou da antiga igreja, mas não de Deus e ele está plenamente autorizado pela Igreja Anglicana a realizar os sacramentos.

“Embora eu possa ter perdido a minha comunhão com a Igreja Católica Romana, ganhei algo muito mais valioso: uma fé mais profunda, uma compreensão mais rica da graça de Deus e uma nova comunidade de cristãos que me acolheu de braços abertos”, diz.

Clique aqui e confira a nota da Diocese de São João del Rei.

Clique aqui e confira perfil no Instagram do Padre Geraldo.

Fonte:

Deixe seu comentário