Portal da Cidade São João Del Rei

Cidade

Olha a cobra (ou as cobras)! E é verdade

Época mais quente do ano aumenta a atividade de serpentes e duas já apareceram em bairros da região

Publicado em 19/12/2023 às 06:46
Atualizado em

Cascavel (Foto: Butantan)

Em apenas 1 semana, duas serpentes foram encontradas na área urbana das cidades de São João del Rei e Prados, no Campo das Vertentes (MG). Nas duas ocorrências, militares do Corpo de Bombeiros foram acionados, capturaram os animais e os devolveram para a natureza (na área rural dos municípios).

A estação do ano pode ser um dos motivos para o maior número de casos. Uma pesquisa publicada no Journal of Environmental Analysis and Progress aponta que as serpentes apresentam maior atividade durante os meses mais quentes do ano, uma vez que a oferta de alimento é maior e também por ser o período de acasalamento para a maioria das espécies.

De acordo com os pesquisadores, geralmente os acidentes por picada em Minas Gerais ocorre no verão e são causados por jararacas e cascavel. Esses resultados estão em concordância com o padrão observado na maior parte do Brasil. “Portanto, as chances de se deparar com uma serpente entre os meses de setembro e abril aumentam”, alerta o estudo.

O biólogo Matheus Vivas lembra que as cobras não têm o habito agressivo, mas um instinto de defesa. “O encontro de serpentes com seres humanos é sempre traumático, mas principalmente para os animais”, diz. Segundo o especialista, além da busca por abrigo e alimento, as serpentes podem aparecer em áreas urbanas também por serem carregadas acidentalmente junto a outros objetos.

Para Matheus, preservar o habitat natural, a biodiversidade, garantir a limpeza dos espaços urbanos e evitar a presença de presas, como roedores, podem ajudar a afastar as serpentes. Se encontrar o animal em casa, ele orienta: “acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, mantenha distância e cuide para que ele não fuja para outros cômodos, o que dificultaria a captura e aumentaria as chances de bote”, finaliza.

Os casos registrados

Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã desta segunda-feira (18), nas proximidades do Estádio Municipal de Prados para capturar uma cascavel adulta, que se encontrava no quintal de uma residência.

Antes, no dia 11, a corporação atendeu uma ocorrência na vizinha São João del Rei e capturou uma cobra no campus Dom Bosco da Universidade Federal da cidade (UFSJ). O animal de grande porte, outra cascavel, estava dentro de um depósito nas proximidades da biblioteca.

Clique aqui e veja vídeo da captura.

Aqui, confira o estudo.

E aqui, você tem mais informações sobre cascavel.

Fonte:

Deixe seu comentário