Portal da Cidade São João Del Rei

Comercial

Cliente, o seu maior patrimônio em tempos digitais

Como o comércio evoluiu ao longo do tempo e o atendimento como diferencial na era da digitalização

Publicado em 12/01/2024 às 06:00
Atualizado em

Danilo Oliveira (Foto: Divulgação)

Parece um jargão de retórica empresarial, mas o título visa dar o devido valor ao cliente, o grande motor dos negócios da sua empresa, e a “fórmula mágica” do crescimento sustentável do seu empreendimento ao longo da linha do tempo.

Muitos amigos nos perguntam como fazer prosperar a sua atividade empresarial e, embora tenhamos vários subterfúgios para aceleração e captação, o futuro só será seguro se o seu cliente receber o devido valor.

E aqui, estamos falando especificamente de atendimento. Houve um tempo, entre os anos 60 e 80, em que a demanda superava a oferta, por isso o simples fato de possuir e ofertar um produto bastava.

Entre os anos 80 e 90, a oferta e a demanda se equalizaram e a diferenciação passou a ser o fator de escolha do cliente. Uma simples diferença, uma nova cor, um detalhe ganharia a sua atenção e o faria preferi-lo.

A partir dos anos 90, essa curva se inverteu, ter algo a oferecer apenas te colocava na lista de ofertantes de algo similar e a “guerra de preços” começou. Quem dominasse melhor a cadeia produtiva, quem tivesse a melhor eficiência operacional seria o “melhor” ofertante e se colocaria em vantagem competitiva sobre todos os demais, pois o fator determinante passou a ser o preço.

Agora, esse cenário de oferta e demanda tomou proporções ainda maiores, muito pelo efeito da globalização e digitalização. Num tempo em que tudo está ao alcance das mãos, a um clique do celular ou em qualquer esquina, a única coisa que pode te garantir prosperidade e longevidade é o atendimento.

Chief Marketing Officer (CMO)

Danilo Oliveira

Atendimento é personalizado e personalizável, difícil de ser copiado, pois é particular e possui uma energia única. Assim, queremos dizer que cada atendimento tem seu DNA, sua assinatura. Por isso, dedique-se!

Chief Marketing Officer (CMO)

Do momento da prospecção, quando é feito o primeiro contato com seu potencial cliente, passando pelo estágio do convencimento, à transação comercial propriamente dita, até o pós-venda, todas são etapas desse processo de encantar e fazer com que ele se apaixone por você (e sua marca).

Seja para que ele volte, compre novamente, use seus serviços mais vezes ou que fale de você, do seu empreendimento, dos seus serviços e do seu atendimento para o maior número de pessoas.

Em suma, atender bem é entender a essência daquilo que conecta o cliente ao seu negócio, cultivando um celeiro de novas oportunidades que permitirão a você escalar seus objetivos. E lembre-se: não existe marketing mais poderoso que aquele feito por clientes satisfeitos.

Meu nome é Danilo Oliveira, sou Chief Marketing Officer (CMO) de uma grande empresa da região, contemplando as estruturas Comercial e Marketing. Minha formação é em Administração, com especialização em Controladoria e Auditoria, Estratégias de Marketing, Marketing Executivo e MBA em Marketing pela Fundação Dom Cabral.

Por alguns anos, atuei também como professor do Centro Universitário Uniptan, contribuindo para a formação de novos profissionais. Por aqui, eu e outros colegas vamos compartilhando dicas da área com você e como construímos uma das marcas mais amadas e respeitadas de nosso segmento.

Fonte:

Deixe seu comentário