Portal da Cidade São João Del Rei

Cultura

Centro Cultural apresenta Relato Além da Memória

Exposição do artista sanjoanense Bruno Henrique de Souza pode ser conferida até 04/02

Publicado em 30/12/2023 às 10:52

Relato Além da Memória (Foto: Douglas Vivas)

As escadas do Centro Cultural da Universidade Federal de São João del Rei (MG) passam a dar acesso a uma arte distinta, mas que traz cores e traços comuns a 56% da população brasileira. A exposição Relato Além da Memória retrata pessoas pretas e promete sensibilizar o espectador, que tem até 04 de fevereiro para conferir as telas.

“As pinturas partem da autorreferenciação e inspiração naquilo que me é familiar, tanto no contexto da representação dos corpos quanto das paisagens”, descreve o artista Bruno Henrique de Souza sobre seu trabalho, inegavelmente bem colorido, sólido e que ornamenta também muros cidades afora.

De acordo com o texto de apresentação, Bruno trata sobre questões de ancestralidade afro-brasileira vinculada com as vivências cotidianas que a cidade lhe proporciona. O sanjoanense é morador de um dos bairros mais antigos do município, o Tejuco, que talvez tenha servido de fundo para suas pinturas. Em primeiro plano, homens, mulheres e o próprio artista.

Uma das visitantes conta o que chamou a atenção: “percebi em uma das obras que os personagens estão sem rosto, mesmo sendo o artista com seu pai. Assim, qualquer um pode se colocar no lugar, cai na lembrança de todos”. Ela destaca também a representação de brincadeiras e da população preta.

A exposição já está em seu terceiro ato e reúne 14 pinturas. Nas palavras do artista, o fio condutor se projeta como um relato que transpassa a memória e tece novas perspectivas. Sem dúvida, novas perspectivas construídas também pelos mais de 200 espectadores que passaram pela mostra em apenas 10 dias.

“A lacuna de figuras negras representadas enquanto protagonistas na história da pintura ocidental também direciona minha produção atual”, conta Bruno. Coincidentemente, na última semana, o presidente Lula instituiu feriado nacional o Dia da Consciência Negra, a ser comemorado em todo o país em 20 de novembro.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 20,7 milhões de brasileiros se declaram pretos, um aumento de 42% de um Censo Populacional para outro, de 2010 para 2022. O novo feriado é mais um aceno político pela valorização da história brasileira e cultura popular, inspiração para a exposição Relato Além da Memória.

Clique aqui e confira mais fotos da exposição.

Serviço

Exposição Relato Além da Memória

De 14/12/2023 a 04/02/2024.

De 9h às 20h, em dias úteis.

De 9h às 17h, nos finais de semana e feriados.

Centro Cultural da UFSJ (Praça Doutor Augusto das Chagas Viegas, 17, Centro, São João del Rei).

Fonte:

Deixe seu comentário