Portal da Cidade São João Del Rei

Semana Santa impulsiona turismo em São João del Rei

Cidade histórica é um dos grandes destinos para fiéis, que encontram na cidade fé, arte e cultura

Publicado em 27/03/2024 às 13:25

Semana Santa em São João (Foto: Diocese de São João del Rei)

Fé, arte e cultura se misturam pelas ruas das cidades históricas de Minas Gerais, atraindo cristãos, gregos e troianos. Com casarões centenários e igrejas barrocas, São João del Rei, no Campo das Vertentes, é um dos principais destinos do turismo religioso e centraliza uma das maiores celebrações da Semana Santa de todo o Brasil.

Em Minas Gerais, a data representa um incremento significativo no turismo. Em abril de 2023, após as celebrações religiosas, o estado registrou crescimento de 720%, acima da média nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um recorde histórico. Também no ano passado, Minas cresceu 130% acima da média brasileira.

“A Semana Santa é o grande momento de movimentação turística em Minas Gerais, é a maior celebração que temos aqui e um grande movimento do turismo interno. Esse fluxo do turismo da fé é muito importante para o estado”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Missas, tapetes devocionais, procissões, cerimônia do Ofício de Trevas, apresentação de corais e orquestras, encenação da Paixão de Cristo, Festa dos Passos, Cerimônia do Domingo de Ramos, vigílias e encomendação das almas são algumas atrações da Semana Santa em São João del Rei.

A cidade conta ainda com o Combate dos Sinos, um dos ritos do período da Quaresma: uma “batalha” protagonizada pelos sinos das igrejas do centro histórico, com destaque para a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo.

“As ações na Semana Santa encontram a cultura, desde o patrimônio histórico até o artesanato. Nesse período, temos a união das artes: o teatro, a música, a dança, as artes plásticas, a escultura e a moda. Em Minas, há um universo imenso de manifestações e uma variedade muito rica”, conclui o secretário.

Clique aqui e veja a programação da Semana Santa.

Fonte:

Deixe seu comentário