Portal da Cidade São João Del Rei

Cultura

Segunda temporada de Calmaria estreia na UFSJ

Espetáculo fala de família e das relações. Traz representações que emocionam e fazem refletir

Publicado em 14/12/2023 às 14:18
Atualizado em

Espetáculo Calmaria (Foto: Divulgação)

“A vida é movimento, altos e baixos, oscilação”, disse uma das personagens durante o espetáculo Calmaria, em cartaz na Universidade Federal de São João del Rei (MG) até domingo, dia 17 de dezembro. No palco, cenas comuns a qualquer pessoa: encontros, despedidas, conflitos, cumplicidade e tudo mais que caiba na complexidade das relações humanas. Será possível descrever?

Eis a missão e o convite de Calmaria: representar a vida e fazer refletir. Para o espectador Matheus Correa, objetivo cumprido na última noite, estreia da segunda temporada das apresentações. “A narrativa do espetáculo é muito envolvente, você literalmente embarca nas histórias vividas dentro do barco Calmaria e parece olhar pelas fechaduras dos quartos, descobrindo os segredos que sustentam a família”.

Em 2h de apresentação, as relações de uma grande família se desenrolam, revelam surpresas e nuances bem próximas da rotina do espectador. A propósito, ele é quase um personagem do drama e por pouco tem seu assento no tablado. Isso porque a capacidade do espaço é limitada a cerca de 90 pessoas, a estrutura é simples e harmoniza com a trama, que tem um tom intimista.

professor e artista

Matheus Correa

As relações da família refletem a todo momento a realidade de diversas famílias brasileiras. A relação difícil com o luto, a complexidade das questões sexuais e afetivas, os problemas na relação entre pai e filha. Todas são questões presentes no cotidiano familiar e facilmente você consegue se enxergar em cena.

professor e artista

 

À densidade dos diálogos, ainda se somam a iluminação arrojada, a cenografia, o figurino e uma trilha sonora por vezes cantada pelos atores. “Todos os componentes da cena foram pensados como uma linguagem, cada detalhe, cada escolha estética. Tudo é orquestrado junto”, explica a coordenadora do projeto, Maria Clara Ferrer, que também compõe o núcleo de direção.

Segundo ela, a peça é fruto de um processo pedagógico e artístico. “Então existe uma tomada de consciência de cada participante. Do coletivo, da dedicação, da disciplina, da garra que são necessárias para fazer teatro. Consciência de que não dá pra fazer sozinho, está tudo interligado”, conta.

A dramaturgia é assinada por Maria juntamente com Thiago David. Ela é encenada por alunos do curso de teatro da UFSJ, produzida por estudantes deste e de outros departamentos e conta com a colaboração de diversos parceiros, dentro e fora da universidade. Em fevereiro de 2024, a trupe embarca e cruza as fronteiras de Minas Gerais. O destino será o Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP), onde o grupo se apresenta.

Clique aqui e confira mais fotos do espetáculo.

Serviço

Espetáculo Teatral Calmaria

Em cartaz na Sala Preta do Teatro - CTAN – UFSJ

Entrada franca

Ingressos disponíveis no Sympla

Clique aqui e confira a ficha técnica e mais informações.

Fonte:

Deixe seu comentário